.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 19 de julho de 2012

E ordenou-lhes que não dissessem quem ele era, para se cumprir o que foi dito. – Missionários Claretianos



Sábado, 21 de julho de 2012
15ª Semana do Tempo Comum

Santos do Dia: São Lourenço de Bríndisi, Presbítero e Doutor da Igreja (Memória facultativa); Arbogasto de Estrasburgo (bispo), Constantino de Monte Cassino (abade, foi discípulo de São Bento), Daniel (profeta bíblico do Antigo Testamento), João de Edessa (eremita), Júlia de Troyes (virgem, mártir), Praxedes de Roma (virgem), Vítor de Marselha e Companheiros (mártires), Wastrada de Utrecht (mãe de família), Zótico da Capadócia (bispo, mártir).

Primeira leitura: Miquéias 2,1-5
Cobiçam campos, e tomam-nos com violência, cobiçam casas, e roubam-nas. 
Salmo responsorial: 9B, (10) 1-4.7-8.14
O Senhor não se esquece do clamor dos aflitos. 
Evangelho: Mateus 12, 14-21
E ordenou-lhes que não dissessem quem ele era, para se cumprir o que foi dito.

Mateus identifica claramente a missão de Jesus com a do Servo do Senhor, anunciado por Isaias. O estilo particular de Jesus claramente se contrapõe às expectativas da época. Enquanto certos grupos esperavam um messias guerreiro e outros uma espécie de novo sacerdote ao estilo de Aarão, ou um novo legislador como Moisés, a comunidade cristã proclama Jesus como ungido, ou Messias de Deus “de acordo com a escritura”.

Diferente de outros, Jesus nunca radicalizou uma proposta nacionalista, ou uma renovação cultural ou um fervor legalista; sua proposta se alinhou à tradição profética e insistiu sempre na atenção às “ovelhas perdidas”, quer dizer, às pessoas excluídas e na abertura a todas as nações.

Na própria interpretação da Lei, sua mensagem sempre foi centrada nos aspectos que favoreceriam o essencial da vida humana e que se fundaram na justiça, no amor e na liberdade. Atualmente assistimos a uma perda da densidade da linguagem religiosa. Hoje expressões como Jesus é o Messias passam quase que despercebidas. O desafio é fazer com que a linguagem religiosa tenha mais valor. Com certeza, depende de cada um de nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário