.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 12 de julho de 2012

“DAÍ A DEUS O QUE É DE DEUS”. - OLIVIA COUTINHO





Dia 05 de Junho de 2012

Evangelho- Mc 12,13-17
Estamos no mês de Junho, mês dedicado ao SagradoCoração de Jesus!
É um tempo propício para refletimos sobre ocompromisso que assumimos com Jesus a partir do nosso batismo e sobre  a intensidade do seu amor por nós, um amor imenso que o fez passar por tanto sofrimento para nos colocar no coração  do Pai.
No evangelho de hoje podemos perceber claramente que o que nos distancia do coração de Deus é a ganância, o desejo do ter, do poder e do prazer.
 Foi o que aconteceu com as lideranças políticas e religiosas, que se fecharam em si mesmo, não querendo reconhecer Jesus como o próprio Deus, tudo porque Jesus significava uma ameaça para eles.
A adesão do povo a nova proposta de Jesus, ia crescendo dia pós dia, o que aumentava ainda mais a ira daqueles que detinham o  poder. Porém Jesus, não se intimidava diante dos seus opositores, Ele falava abertamente de suas propostas e o povo sofrido via  Nele, a única esperança de libertação.
Fariseus e herodianos, eram grupos rivais, eram as lideranças locais nos povoados da Galileia.
Ao se sentirem ameaçados com a presença de Jesus, abriram mão de suas diferenças, para se unirem no mesmo propósito: eliminar Jesus.
Para evitar um confronto direto com o povo, que lhes era submisso, eles preferiram encontrar uma forma de incitar o próprio povo contra Jesus, armando uma cilada para Ele.
 “As autoridades mandaram alguns fariseus e alguns partidários de Herodes, para apanharem Jesus em alguma palavra. Quando chegaram, disseram a Jesus: 'Mestre, sabemos que tu és verdadeiro, e não dás preferência a ninguém. Com efeito, tu não olhas para as aparências do homem, mas ensinas, com verdade, o caminho de Deus. Dize-nos: É lícito ou não pagar o imposto a César? Devemos pagar ou não?”
Podemos perceber que esta pergunta maliciosa, sob a aparência de fidelidade a Deus, era na verdade uma intenção de acusar Jesus. Se Ele dissesse: “deve pagar”, poderia ser acusado junto ao povo como amigo dos romanos. Se Jesus dissesse: “Não deve pagar”, poderia ser acusado junto as autoridades romanas como subversivo.
O plano parecia perfeito, para eles, Jesus não tinha saída!
Porém, na sua sabedoria Divina, Jesus não perde tempo com discussões, limitando-se apenas em dizer
“Trazei-me uma moeda para que eu a veja. 'Eles levaram a moeda, e Jesus perguntou:
'De quem é a figura e a inscrição que está nessa moeda? 'Eles responderam: 'É de César’. 'Então Jesus disse’: ”Dai, pois, a César o que é de César e a Deus o que é de Deus.”
Na pratica, eles já reconheciam a autoridade de César, ou seja, já estavam dando a Cesar o que era de Cesar.  o que de fato interessava a Jesus, era que eles devolvessem   a Deus o que era de Deus, isto é: o povo, que era oprimido por eles.
  Muitas vezes condenamos as atitudes dessas autoridades que tramaram contra Jesus, mas será que nós também não estamos tramando contra Ele, planejando algo contra o nosso irmão?
Será que acolhemos bem, um novo integrante que chega com idéias novas na nossa comunidade?
O que estamos dando a Deus?
Estamos devolvendo a Ele os frutos produzidos através dos dons que Ele nos deu?
 A vida é a maior expressão do amor de Deus, não conduzi-la para o bem é não dar a Deus o que é de Deus!
Partilhar a vida, praticar a justiça, o perdão  é viver a lei do amor, é dar a Deus o que é de Deus!

FIQUE NA PAZ DE JESUS! Olívia

Nenhum comentário:

Postar um comentário