.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Dai a César o que é de César – Missionários Claretianos





Terça-feira, 5 de junho de 2012
Bonifácio, bispo, mártir,  (Memória)

Santos do Dia: Doroteu de Tiro (presbítero, mártir), Doroteu, o Arquimandrita (abade), Eoban de Utrecht (monge, mártir), Félix de Fritzlar (monge, mártir), Florêncio, Juliano, Ciríaco, Marcelino e Faustino (mártires de Perúgia), Franco de Asserigo (eremita), Marciano, Nicanor, Apolônio e Companheiros (mártires do Egito), Sancho de Córdoba (mártir), Zenaide, Círia, Valéria e Márcia (mártires de Constantinopla e de Cesaréia).

Primeira leitura: 2 Pedro 3, 12-15a.17-18
Esperamos novos céus e uma nova terra. 
Salmo responsorial: 89, 2-4.10.14.16
Ơ Senhor, vós fostes sempre um refúgio para nós. 
Evangelho: Marcos 12, 13-17
Dai a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus.

Jesus se depara com um dilema: se dá razão a seus adversários, legitima a exploração do povo; se fizer o contrário, contraria a ordem que legitima a tributação desumana. Jesus toma uma terceira via ao assinalar como as exigências de Deus são de ordem ética e não tributária. Por essa razão, para Deus o problema não era o tributo, mas sim o serviço.

O governante exige dinheiro em troca da ordem; o Deus de Israel propõe serviço como caminho de realização humana. O problema não é se o imposto é lícito ou não; o problema é a escolha que se deve fazer entre a lógica do amor e da liberdade, e a lógica da escravidão e do poder. Assim também em nosso tempo: as pessoas que se comprometem diariamente no seguimento de Jesus devem escolher entre uma ou outra lógica, entre a escravidão e o serviço, entre o poder e o amor.

Essa escolha é a que, em última instância, nos coloca ao lado de Jesus e nos tira da situação de adversário ou, pior ainda, de expectador indiferente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário