.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Dai a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus. Padre Queiroz



Dia 05 de junho-terça-feira
Mc 12,13-17

Dai a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus.
Este Evangelho narra que as autoridades enviaram a Jesus um grupo formado por fariseus e partidários de Herodes, com uma armadilha, que consistia na seguinte pergunta: “É lícito ou não pagar o imposto a César?”
A armadilha foi bem pensada, porque qualquer resposta que Jesus desse, complicaria para ele. Se falasse que não é lícito, Jesus se colocaria contra os romanos e poderia ser preso. Se respondesse que o imposto é lícito, não só legitimaria a opressão romana, como trairia o povo que sonhava com a independência.
E mais: o grupo enviado tinha posições opostas sobre essa questão. Para os fariseus, pagar o imposto era um pecado de idolatria, pois César se dizia deus, e a própria moeda trazia seus atributos divinos. Havia, inclusive, entre os fariseus, um grupo radical, chamado zelotas, que combatiam o imposto pela luta armada. Já os partidários de Herodes defendiam o imposto, porque recebiam altos salários, vindos justamente desses impostos. Para eles, pecado era não pagar o imposto.
Na verdade, os partidários de Herodes eram usados pelos romanos como “laranjas” junto ao povo judeu.
Mas Jesus, como sempre, teve uma saída magistral. Primeiro, mostrou a hipocrisia e o fingimento do grupo, ao lhe fazer a pergunta. Em seguida, deixando de lado o imposto em si, ele foi mais longe, olhando o problema de forma mais profunda.
“Dai a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus.” César não é deus; pelo contrário,existe um Deus acima dele, que criou o mundo e o governa.
Entretanto, César constrói a ponte, a escola, a estrada, por isso precisa dos recursos, que vem dos impostos. Mas foi Deus quem fez o rio sobre o qual César constrói a ponto. Foi Deus que fez a terra e o material da estrada e da escola, assim como os professores e alunos. Deus é o nosso criador, e a sua religião precisa de recursos para cumprir a sua tarefa. Mais do que isso, precisa de nós mesmos, da nossa dedicação.
Precisamos pagar o imposto justo às autoridades políticas (César), acompanhando a aplicação desses recursos. E precisamos ser membros ativos da Santa Igreja de Deus.
Todo bom cristão é também um bom cidadão. Entretanto, ele sabe que vive na terra de passagem, como peregrino. Ele tem outro Rei, que é Deus, e outra Pátria, o céu.
O Estado não pode proibir a vivência religiosa dos cidadãos, e a religião não pode impedir os religiosos de cumprir seus deveres cívicos. A fé e a política são complementares, pois têm o mesmo destinatário: o homem.
Houve época em que se negou à autoridade civil (César) a sua autonomia, colocando-a a serviço de Evangelho, usando a força do braço secular para implantar a Lei de Cristo. Para Cristo, as duas autoridades (política e religiosa) são complementares, mas independentes na sua gestão. O cristão é também cidadão, portanto, tem de obedecer às duas leis.
“Mestre, sabemos que és verdadeiro...” Devemos tomar cuidado com as lisonjas, que muitas vezes são usadas como “iscas” para nos pegarem, como o pescador faz com o peixe.
Havia, na cidade de Pádua na Itália, um homem rico, chamado Conde Eselino, que explorava o povo através da agiotagem. O pior é que era desses homens de cara lambida que se apresentam como santos. Assim ele enganava todo mundo. Um dia, Frei Antônio o procurou e descarregou o verbo para ele, mostrando-lhe toda a sua falsidade e ganância. Disse-lhe na cara: “Conde Eselino, até quando vais continuar desafiando o céu? Pensas que os ouvidos de Deus estão surdos ao clamor do sangue desses inocentes? As medidas estão cheias! Se não mudares de vida, a cólera divina te atingirá!” Resultado: Frei Antônio de Pádua arrumou mais um inimigo. Daí para frente, o Conde Eselino passou a perseguir e a desmoralizar Frei Antônio de Pádua.
O bom cristão tem de ser também um bom cidadão.
Peçamos a Maria Santíssima que nos ajude a usar do dinheiro corruptível para cumprir todas as nossas obrigações, e assim ganhar os bens eternos e incorruptíveis.
Dai a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus.

Padre Queiroz

Nenhum comentário:

Postar um comentário