.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 9 de julho de 2012

“ Cristãos Apareçam!” – Diac. José da Cruz




12 DE JUNHO
TERÇA FEIRA DA X SEMANA DO TEMPO COMUM  12/06/2012
1 Leitura 1Reis 17, 7-16
Salmo 4,7 “Fazei brilhar sobre nós, Senhor a luz da vossa Face”
Evangelho Mt 5, 13-16
                                          
Um dia alguém meditava esse evangelho e comentava que a compreensão do texto pode levar a pessoa a pensar que se trata de uma incoerência, pois parece que o recado é para que os cristãos “apareçam”, sejam vistos e notados, então como é que fica a questão da humildade, de não querer ser mais que os outros?
Sal, Luz e uma cidade no alto da montanha têm algo em comum: os três não dá para se esconder, uma comida sem sal logo será notada por alguém que tem o paladar aguçado, uma luz que fica no alto sempre vai ser vista, e o mesmo acontece com uma cidade edificada no alto de um monte. As três coisas aparecem e são notadas, não dá para se esconder.
Além do mais outro detalhe importante é que o sal, especificamente, dá gosto e sabor a comida, embora seja só uma pitadinha. Jesus está falando da importância do testemunho e do que acontece quando ele não é dado. Mas é bom alertar eu não se trata de testemunho falado diante da comunidade, em um retiro ou em um encontro, claro que esse também ajudam para que outros se convertam, mas há sempre o risco deles não serem autênticos, isso é, não sejam vividos tal qual foram falados. Já vi testemunhos maravilhosos de casais dentro de Movimentos, mas que um belo dia se separaram, sem mais sem menos. Também já vi testemunho de pessoas que se disseram tocadas pela graça de Deus, e que suas vidas tomaram outro rumo e direção, e que um belo dia sumiram da comunidade, tornaram-se descrentes ou buscaram outras Igrejas. Jesus aqui fala da prática, do jeito de viver e de pensar, e que chama a atenção das pessoas.
“Por que você não pensa e não faz o que a maioria pensa e faz”, com relação a integridade, honestidade, vida conjugal, Fidelidade, adultério, fidelidade na  Fé ecompromisso com a comunidade, justiça, partilha, solidariedade, conduta no trabalho, no ambiente de estudo, no namoro, na Balada, o Cristão que dá testemunho de Cristo e seu evangelho, pode e deve ir a qualquer lugar, sem ter medo de ser dominado pelo pensamento da maioria, e ali, exatamente ali a sua luz vai brilhar, o seu sabor especial vai ser sentido pelas pessoas.
O grande problema é que às vezes entendemos errado o que é dar testemunho e achamos que apenas a comunidade é esse lugar e daí as luzes que às vezes brilham são as da vaidade dos carismas, o sal que tem o sabor de sucesso, prestígio, fama e os “egos” inflamados ficam se dando trombadas a todo momento porque na comunidade, um quer aparecer mais que o outro, não é esse o sentido do “aparecer” do cristão, que está nesse evangelho. No seu trabalho, na sua escola, no seu bairro, no seu partido político ou sindicato, no meio da torcida, no meio da galera, é aí nesses lugares que você tem que ser notado, pelo seu jeito diferente de ser e viver, é aí o lugar certo para dar o seu testemunho e levar as pessoas a conhecerem Aquele que é causa de você ser assim: Cristo Jesus, Nosso Deus e Senhor. Cristãos, apareçam!

Nenhum comentário:

Postar um comentário