.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 25 de julho de 2012

--Como conviver com o desprezo daqueles que se julgam superiores a nós? - José Salviano





         A concorrência e a competição fazem parte da convivência social. E em decorrência delas, temos a inveja, o jogo sujo,  o desprezo, entre outros processos psicológicos, geralmente contrários ao que Jesus nos ensinou. Aqueles que se julgam poderosos pelo poder material, desprezam os fracos, ou  que se parecem fracos. Pois se formos medir a força e a fraqueza baseando-nos na riqueza e na pobreza, realmente, os ricos são fortes e os pobres são fracos. Porém, se usarmos como base para medir a força e a fraqueza social os valores eternos e os valores passageiros, a coisa muda de figura.
         Eu posso possuir uma enorme fortuna na terra, porém posso ser pobre em se tratando do tesouro que eu não construí nos céus.   Além do mais, nada levarei para a outra vida. A minha fortuna é válida somente enquanto eu estiver nesta vida passageira. Eu posso usar e abusar dela, desfrutando de tudo que tenho direito, e  até humilhando os pobres. Porém, quando chegar a minha hora, nada mais restará para mim, tudo ficará para os outros, muitos dos quais nem me ajudaram a acumular tudo aquilo. Então chegarei diante do Juízo Final, de mãos completamente vazias...
         Paulo nos mostra que podemos ser humilhados, ignorados, desprezados, pelos ricos, e pelos poderosos da sociedade, pelo fato de sermos pobres, e principalmente pobres de espírito. Principalmente por não termos optado por uma vida baseada na ambição dos bens materiais.
         Porém, Paulo nos conforta e nos acalma, dizendo que: "Pois, quando eu me sinto fraco, é então que sou forte."
          No momento em que passa por nós um irmão dentro naquele carrão e nos humilha com atitudes, palavras  ou gestos, pelo fato de não sermos como ele, e por estarmos usando apenas e tão somente uma condução humilde, isso pode doer muito. Porém, ao lembrarmos do Evangelho e das palavras de Paulo, nos reequilibramos, e voltaremos ao normal.  Porque "é na fraqueza que a força se manifesta".  Sim, a força de Deus se manifesta em nós, principalmente nos momentos de fraqueza, coisa que não acontece com aqueles que apesar de possuírem tudo, ou quase tudo, fazem escárnio dos pobres em vez de matar a sua fome, para com  esse gesto construir um tesouro no céu.
         Por causa da fraqueza, os olhos do fraco estão sempre fitos no Senhor. Ao contrário, aquele que tem muito acha que não precisa de Deus. E seus olhos estão fitos nos seus bens.
         Tende piedade, ó Senhor, tende piedade dos humildes;
pois já é demais esse desprezo!  Os pobres estão fartos do escárnio dos ricaços e do desprezo dos soberbos! (Salmo).
         Irmão, soframos tudo com humildade, e oferecemos a Deus. Conformemo-nos com o que temos, e roguemos a  Deus por aqueles que nos perseguem, nos humilham, nos maltratam. Soframos tudo isso por amor a  Deus. Eis porque eu me comprazo nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições nas angústias sofridas por amor a Cristo.
E não nos preocupamos, nem nos sentimos menos gente, e menos felizes, diante dos poderosos deste mundo.  "Pois, quando eu me sinto fraco, é então que sou forte."   Porque sabemos que Ele estará conosco até o fim dos tempos.
         O próprio Jesus foi ignorado, desprezado em sua terra.  Aqueles que só conheciam os poderes materiais terrenos, questionaram:
"De onde recebeu ele tudo isto? Como conseguiu tanta sabedoria? E esses grandes milagres?...Aqueles que somente conheciam o poder terreno  passageiro e limitado, não tinham a capacidade de perceber o poder que vinha do alto e que estava NELE, E COM ELE! O poder de Jesus vinha do alto, porque a ele foi dado todo poder no céu e na terra. E Ele e o Pai eram um...
         Não obstante todo este poder, Jesus não ignorava os pobres. Pelo contrário, ele comia com os pecadores, com a mesma naturalidade que comia com os seus amigos. Ao contrário, os fariseus por se considerarem justos, desprezavam as demais pessoas.  Assim, os ricos por se julgarem todos poderosos, desprezam os demais que não são como eles, que não são do seu nível sócio-econômico.
         Jesus preferiu os humildes. "Eu não vim chamar os justos mais sim os pecadores" . E Jesus acrescentou que todo aquele que se considerar isento de salvação e ignorar Deus, estão cegos. Estão enganados, pois não obstante toda a nossa riqueza, se não formos caridosos, não chegaremos um dia a merecer a vida eterna.
         Senhor, tende piedade de todos nós. Ricos e pobres. Perdoa os nossos pecados e nos conduza para o caminho que nos levará um dia para vida eterna. Amém.
Salviano

Nenhum comentário:

Postar um comentário