.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 22 de julho de 2012

Aquele que ouve a palavra e a compreende, esse produz fruto - Missionários Claretianos



Sexta-feira, 27 de julho de 2012

16ª Semana do Tempo Comum

Santos do Dia: Antusa de Constantinopla (virgem), Arnaldo de Lião (bispo), Bertoldo de Garsten (abade), Celestino I (papa), Clemente de Ochrida (bispo), Eclésio de Ravena (bispo), Etério de Auxérre (bispo), Justina (virgem e mártir), Hugo de Lincoln (menino mártir), Natália e companheiros (mártires de Córdova), Pantaleão (médico e mártir), Raimundo Zanfoni (leigo), Simeão de Egee (diácono e estilita), Teobaldo de Marly (abade).

Primeira leitura: Jeremias 3, 14-17
Eu vos darei pastores segundo o meu coração, e em torno de Jerusalém se reunirão todos os povos. 
Salmo responsorial: Jeremias 31,10-13
O Senhor nos guardará qual pastor a seu rebanho. 
Evangelho: Mateus 13,18-23
Aquele que ouve a palavra e a compreende, esse produz fruto.

O que significa entender a palavra do Reino? Significa, em primeiro lugar, mudar a maneira de pensar. Nossa cultura nos educa para que aceitemos unicamente as verdades da ciência. E isto é suficiente para química, física, astronomia e tecnologia em geral, mas é desastrosa para os problemas humanos, porque a causa dos conflitos nunca é física.

Na vida humana há interferência de interesses e ideologias. Quando estes forem favoráveis à vida e ao bem comum, conduzem ao equilíbrio da vida social, do contrário, conduzem a catástrofes que todos conhecemos. Entender a palavra do Reino, em segundo lugar, significa aprender a valorizar, avaliar, discernir e priorizar o que é fundamental na existência.

Significa também descartar o que é supérfluo na nossa vida. A sociedade consumista dos nossos dias nos empurra para o consumismo supérfluo. Ensina-nos a semear sua palavra com generosidade, porque somente os frutos nos indicarão as condições do terreno. Ensina-nos a buscar os meios para que o Reino se torne realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário