.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 31 de julho de 2012

“A cabeça de João Batista” - Claudinei M. Oliveira.



Sábado - feira, 04  de Agosto  de 2012.
Evangelho: Mt  14 1-12

            Na reflexão de hoje o rei Herodes cumpre a palavra  e faz a vontade da filha de Herodíades, manda corta a cabeça de João Batista e a serve numa bandeja de prata.
            Ao corta a cabeça de João Batista o rei Herodes cala a voz retumbante  do deserto que anunciava a chegada do Messias. João Batista além de anunciar a vinda do Salvador, batiza para a conversão dos pecados. João Batista foi um grande anunciador e pregador da verdade. Não contentava em enveredar palavras de salvação, mas plantava no coração do homem o ardor da vontade de conhecer Jesus, humilde e manso de coração que poderia acalentar os aflitos e injustiçados.
            Herodes até que ouvia as palavras de João Batista. Sabia que  estava do lado da verdade e que suas propagações levariam ao encontro de alguém muito especial. Porém, para não dar o braço a torcer e corroer a majestade mandou prender João para não alertar os súditos de seu reino. Caso os súditos do rei soubessem a verdade diante de Deus, poderia colocar em xeque seu poder.
            João Batista alertava o rei quanto a aproximação da esposa  seu irmão Felipe. Não era bem aceito casar com a cunhada ou tê-la como esposa. Era uma atitude grosseira e contra o mandamento da Palavra. Isto enfureceu Herodes.
            Com João na prisão o caminho ficou livre para a libertinagem do casal. Mas, mesmo preso João provocava a ira de  Herodíades. Para eliminar João Batista, pediu para sua filha, como prêmio prometido pelo rei ao dançar lindamente, a cabeça do pregador.
            Diante da promessa não teve como recusar o pedido e contrariando sua vontade a cabeça de João foi servida.
            A simbologia da morte de João  representa a ruptura com do mundo extravagante e luxuoso com a verdade da justiça. No mundo da luxúria não existe limite e nem pudor. Tudo é permitido. Combater os desejos da carne  é contrariar uma legião de charlatistas que almejam indiscriminadamente satisfazer o libido a qualquer custo. Entretanto, aos olhos de Deus isso não pode acontecer.
            João pregava o amor entre os homens, a justiça social, a humildade para receber o Messias, a conversão dos pecados através do batismo. João Batista animava o povo sofredor para  conhecer o verdadeiro Mestre capaz de provocar a transformação de vida.
            Logo este homem que não tinha morada e nem bens conseguia mexer o ímpeto do povo. Ele era uma ameaça para os poderosos. Matá-lo era a saída aos privilégios e a continuidade da promiscuidade.
            Portanto, a cabeça de João Batista representa a libertação do homem  que está possuído pelo encardido e que sua atitude são perversas. Mas cabe a nós pensarmos: minha atitude aproxima de João Batista ou do Rei Herodes? Tenho a coragem de João Batista ou a coragem de Herodíades e de sua filha? Será que consigo refletir verdadeiramente? Pense e responda. Amém!
            Claudinei M. Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário